A cidade do Rio de Janeiro é excelente para crianças, inclusive bebês. Os finais de semana são recheados de atividades tanto gratuitas como pagas.
A lagoa Rodrigo de Freitas é um dos destaques de passeio gratuito e nela pode-se fazer diversas atividades como passear de pedalinho, de bicicleta (há inclusive aluguel, mas você pode levar a sua), brincar nos diversos parques espalhados pelo local ou simplesmente fazer um piquenique. Este último é muito popular por lá.
A lagoa Rodrigo de Freitas é um dos destaques de passeio gratuito e nela pode-se fazer diversas atividades como passear de pedalinho, de bicicleta (há inclusive aluguel, mas você pode levar a sua), brincar nos diversos parques espalhados pelo local ou simplesmente fazer um piquenique. Este último é muito popular por lá.
Nos finais de semana são montados pula-pula e brinquedos infláveis, mas todos pagos.
Outro programa gratuito e gostoso é a praia, em especial no Leblon. Por ali há um espaço para crianças com vários brinquedos na areia.
O Parque Lage também não é pago e muitas pessoas fazem piquenique ali. Já o Jardim Botânico é, mas vale o investimento. Além de ser lindo tem parquinho, um jardim sensorial e muitas vezes programações para crianças com atividades e grupos de teatro. Por falar em teatro, isso não falta no Rio. Acesse os sites Ingresso mirim e Clubinho de ofertas para descobrir o que há de interessante e comprar seu ingresso com um bom desconto.
Existem também alguns grupos que fazem atividades em espaços abertos. Já fui em vários piqueniques maravilhosos como os do grupo "Panos pra manga" (alguns eventos são gratuitos outros não) e do 'Aventuras Maternas" . Ambos possuem páginas no facebook.
No face também há o Catavento Músicas e Histórias com atividades para bebês e crianças, mas este é pago, porém um valor bastante acessível.
Um programa com valor mais elevado - R$25,00 por bebê com gratuidade para apenas um acompanhante (abril/2016) - é o NAIF para Nenéns (em Laranjeiras) que atende bebês a partir de 4 meses. Há um programa anual e a cada mês é escolhido um quadro para a atividade. A partir dele as arte-educadoras organizam suas propostas. Levei minha filha quando tinha 5 e depois 6 meses e fiquei surpresa com sua participação e interesse. Agora com dois anos, já pode participar do grupo dos que já caminham (este vai até os 3 anos) e depois dos 3 anos tem o Atelier da família (atividades para crianças de 3 a 11 anos) Desde o ano passado o museu está com uma nova programação também para bebês: O sarau cirandinha bebê e cia, com um custo alto - R$ 55,00 por bebê com direito a um único acompanhante (abril/2016).
Por falar em atividades culturais há uma programação mensal no CCBB com várias atividades para crianças, dentre elas a contação de histórias que acontece aos finais de semana.
Ah! Já ia me esquecendo do planetário e zoológico.
O planetário da Gávea é um programa super diferente e bem legal, mas para crianças maiores. Já o jardim zoológico é para todas as idades e ali perto tem o Museu Nacional de História Natural com fósseis e esqueletos de dinossauro, além de meteoritos, múmias e objetos de civilizações primitivas.
Para quem gosta de visitar museus e centros culturais com crianças o Rio tem uma grande diversidade. Além dos já citados tem o Museu das Telecomunicações no Flamengo, que é moderno e bastante interativo, o Museu de Arte Moderna MAM na Glória, o Museu Histórico Nacional e Centro Cultural dos Correios no Centro, o Museu do Folclore e Museu da República no Catete - com um lindo jardim e um parque para crianças, a Casa de Rui Barbosa em Botafogo, que também possui um belo jardim e atividades com crianças no 1º domingo do mês, o Museu Villa Lobos e do Índio, também em Botafogo e por último o Complexo Cultural da Marinha: Espaço Cultural da Marinha com visita a um submarino e Ilha Fiscal - local onde foi realizado o último baile do império, antes da proclamação da república. Uma das atrações do passeio é chegar até a ilha de escuna.
Estes foram os que já visitei, mas existem vários outros, como os atuais MAR e Museu do Amanhã.
Outra visita interessante, mas para os maiores é a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura (inaugurado pela Princesa Isabel).
Certamente não esgotei a programação, mas é possível conhecer as novidades através do site Roteirinho Carioca (www.roteirinhocarioca.com.br)
Bom passeio!