| Jardim Botânico |
| Ilha Fiscal |
| Carnaval |
O Rio de Janeiro possui muitos lugares interessantes, dos quais, alguns são conhecidos mundialmente, como é o caso do carnaval (Sapucaí), do Cristo Redentor, das praias de Ipanema e Copacabana. Outros nem tanto, como é o caso da Cinelândia (um largo cercado de prédios históricos como o belissimo Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes), da Ilha Fiscal (famosa por ter abrigado a última grande festa do Império, antes da proclamação da República), do Jardim Botânico (criado em 1808 por D. João, principe regente da época), do Centro Cultural Banco po Brasil (além de belíssimo prédio, possui as mais intressantes exposições). Porém, gostaríamos de deixar aqui, algumas dicas muito menos conhecidas, mas merecedoras de uma visitação:
- Região da praça XV: Foi um dos locais mais importantes da cidade. Ali ficava o antigo porto do Rio de Janeiro, o chafariz, a Casa do Telles (onde fica localizado o Arco dos Telles), a Rua do Mercado (lembra muito as ruas da baixa de Lisboa e possui muitos restaurantes) e um pouco mais adiante, a charmosa loja da Granado (vale visitar a loja da Rua Primeiro de Março, 16 - no Centro), o Sebo-Restaurante Al-farabi, na Rua do Rosário (com uma grande variedade de cervejas e um picadinho delicioso). Ainda na região da Rua do Mercado, pode-se encontrar o Centro Cultural dos Correios, a casa Brasil-França, o CCBB, já mencionado e a Igreja da Candelária.
- Ainda no centro, no largo São Francisco, há um sebo com café, chamado Café Olé, com arquitetura antiga e uma culinária espanhola deliciosa. Em frente, fica uma igreja muito bonita e bem perto, o famoso SAARA, local de compras populares. Nas imediações é possível visitar o Real Gabinete Português de Leitura (mesma rua do Café Olé) e a famosa Confeitaria Colombo.
- No bairro de Botafogo, também há um sebo com restaurante que é muito charmoso. Fica no início da Voluntários da Pátria. Na entrada há um café e ao fundo, o restaurante, que é bastante aconchegante. Bem, já que mencionamos o bairro, vão aí outras dicas: a Cobal do Humaitá possui bons restaurantes como o Rota 66, Joaquina, a pizzaria Pizza Park (uma das melhores da cidade) dentre outros. Não deixe de provar as delicias do Cake & Co, na Conde de Irajá, 132 (destaque para a torta Deliciosa).
- O bairro da Urca, é dos mais charmosos e vale uma caminhada à beira da Baía de Guanabara. Ali, pode-se encontrar belos prédios históricos como o da UFRJ, do Instituto Benjamin Constant, Cassino da Urca, além da Praia Vermelha, do famoso Pão de Açúcar, dentre outros.
- No Leblon, há a pizzaria Vezpa, a Prima brusqueteria, o cachorro quente mais maravilhoso que já comemos (Andy's), o famoso JOBI, dentre outros.
- A Lapa, possui uma vida noturna muito intensa com excelentes bares: Bar da Boa - com excelente samba, Antônio's bar - excelente comida portuguesa, Lapa 40 graus - para dançar ou jogar sinuca, o Rio Scenarium, dentre muitos outros. Neste bairro acontece a Feira do Rio Antigo. com antiguidades, artesanato e boa música (todo 1º sábado do mês).
- O bairro de Santa Tereza também merece visitação, mas não recomendamos fazer o passeio de bonde, caso esteja funcionando, pois existem muitos acidentes pela falta de cuidados e manutenção. Visite o Parque das Ruínas, que tem uma vista incrível da cidade, o Museu Chácara do céu (destaque para as obras de Portinari, Di Cavalcanti, Miró, Matisse, Modigliani) e um dos muitos restaurantes. Em julho há o projeto Portas Abertas, onde os artistas do bairro abrem seus ateliês para visitação e em maio, a FLIST, uma festa literária com muitas atrações (imperdível para quem gosta de atividades culturais).
- No bairro do Catete há o museu da República, do Folclore e em estilo mais moderno há o Museu das Telecomunicações (lindo!!!!)
- Para quem prefere as praias, sugerimos a do Leblon, Ipanema/Arpoador, São Conrado. A de Copacabana, apesar de linda, é muito suja e com maior quantidade de assalto a turistas, mas ainda assim, vale a pena conhecê-la sem dar mole com máquinas fotográficas e outros eletrônicos. Em Copacabana - direção oposta ao Leme - tem o forte de Copacabana e dentro tem um museu do exército. A vista dali é linda!!
Bem, por enquanto é só.
Esperamos que as dicas sejam úteis!!!
Esperamos que as dicas sejam úteis!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário